Terça-feira, 10 de setembro de 2019
Última Modificação: 19/04/2021 11:17:47 | Visualizada 1453 vezes
Ouvir matéria
10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, e por esse motivo o mês foi escolhido para carregar essa visibilidade. "Setembro Amarelo" é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, criada em 2015 pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psquiatria). O movimento nasceu da necessidade de promover debates e alertar sobre a importância da discussão.
De acordo com a Associação Catarinense de Psiquiatria, a cor amarela foi adotada para a campanha depois da história de Mike Emme, um jovem americano de 17 anos, que em 1994 tirou a própria vida dirigindo seu carro amarelo, que havia sido restaurado e pintado por ele mesmo. Seus familiares e amigos distribuíram em seu funeral cartões com mensagem de apoio e fitas amarelas para pessoas que estivessem passando o mesmo que Mike. Logo após, seus pais deram início ao programa de prevenção ao suicídio, que levava o nome de "yellow ribbon", ou "fita amarela" em português.
Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), nove em cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas se prestarmos atenção ao sintomas de pessoas próximas a nós. Dentre eles estão alguns sintomas que indicam a necessidade de ajuda:
No Brasil o suicídio é considerado um problema de saúde pública. Segundo a OMS, 32 brasileiros morrem diariamente dessa causa, e a PREVENÇÃO é ESSENCIAL para garantir a atenção adequada.
O CVV é uma organização fundada em 1962, que realiza apoio emocional e prevenção do suicídio com atendimentos gratuitos para todas as pessoas, e mantém o sigilo total das conversas. O serviço pode ser realizado por telefone no número 188, 24h por dia, SEM CUSTO de ligação. Também pode ser por chat, e-mail ou pessoalmente em um dos 110 postos da organização espalhados pelo país. O CVV realiza aproximadamente mais de dois milhões de atendimentos por chat e e-mail anualmente.
Em Munhoz de Mello as psicólogas atendem de segunda das 13h às 17h; de terça e quinta-feira das 8h às 12h; e de quarta e sexta-feira os dois períodos. As consultas devem ser agendadas na Policlínica, localizada no endereço Rua Domingos Ricardo de Lima, 531 (antigo hospital). O serviço é totalmente gratuito e pode ser agendado em qualquer época do ano.
A dor precisa ser sentida como qualquer outro sentimento, caso contrário, ela sufoca. Falar é a melhor opção. Você não precisa passar por essa luta sozinho. Busque ajuda. Vamos juntos lutar pela vida.