Segunda-feira, 13 de maio de 2019
Última Modificação: 19/04/2021 11:16:05 | Visualizada 588 vezes
Ouvir matéria
Segundo o Estatuto das Cidades, é direito da população e das associações representativas de diversos segmentos, a participação na formulação, execução e acompanhamento do Plano Diretor Municipal.
A participação popular na revisão do Plano Diretor representa a oportunidade dos habitantes de tomarem decisões em conjunto com a administração, para que os interesses coletivos prevaleçam sobre os interesses individuais, obtendo uma Gestão Participativa que atenda as reais necessidades do município.
Para isso temos as Audiências Públicas, que serão reuniões feitas para ouvir a opinião da comunidade sobre as propostas do Plano, apresentando as decisões tomadas durante as oficinas técnicas pela Equipe Técnica Municipal, Conselho Municipal de Desenvolvimento e Grupo de Acompanhamento.
O Grupo de Acompanhamento (GA) é constituído por 15 integrantes, e será formado na primeira Audiência Pública por representantes da comunidade que estiverem dispostos a se dedicar ativamente na revisão do Plano Diretor. Esses seguirão até o final das atividades, em fevereiro de 2020, junto com o CMDMM (Conselho Municipal de Desenvolvimento de Munhoz de Mello). Deverão acompanhar e opinar nas diferentes fases do processo de revisão do Plano Diretor, contribuindo na verificação da sua composição e funcionamento.
Suas atribuições são de:
Composição do CMDMM:
Diferente do GA que fica até o final da revisão, o Conselho de Desenvolvimento segue na supervisão do Plano com a renovação do grupo a cada dois anos, que conforme o art. 30 da Lei do Plano Diretor é formado por um representante de cada órgão governamental (totalizando 12) e um representante de cada órgão não governamental (totalizando 13), levando em consideração que cada representante possui o seu suplente.
Então fica constituído da seguinte forma:
GOVERNAMENTAIS:
NÃO GOVERNAMENTAIS: