Segunda-feira, 17 de junho de 2013
Ouvir matéria
O Governo do Estado vai triplicar em 2014 a rede dos Centros Estaduais de Educação Profissional (CEEPs) e abrir quase 12 mil novas vagas. Estão em construção 12 novos centros e outros seis serão licitados no período. Parte dos que estão em construção começa a funcionar no próximo ano letivo.
As unidades vão ampliar a oferta de oportunidades de educação profissional em suas regiões, atendendo as necessidades de qualificação dos arranjos produtivos locais e contribuir para desenvolver os setores agroindustrial, industrial, comercial e de serviços.
Segundo a diretora do Departamento de Educação e Trabalho da Secretaria de Estado da Educação, Fabiana Sckrobot, além das salas de aula, bibliotecas, refeitórios e cozinhas, os novos CEEPs contam com mini-ginásio de esporte e auditórios para apresentações. “Mas o grande diferencial são os laboratórios especializados nos cursos que serão oferecidos”, diz ela.
O governo também conta com uma rede de Centros com estrutura específica para determinados cursos, como edificações e química, agrícola e meio ambiente. “Cada região tem uma característica socioeconomica que é considerada na escolha dos cursos técnicos, e os laboratórios atendem a essas demandas”, diz Fabiana Sckrobot.
O CEEP de Terra Roxa, por exemplo, contará com um laboratório para o curso de técnico em vestuário. É uma mini-fábrica de confecção, com vários tipos de equipamentos, onde os alunos terão aulas práticas. Para os cursos de edificações os CEEPs contam com canteiro de obras que simulam as várias técnicas de construção.
NOVA CARREIRA - Sandra Pivatto, 52 anos, coordena a segunda obra desde que ingressou na nova carreira de técnica em edificações. Ela terminou o curso ano passado no Centro Estadual de Educação Profissional de Curitiba, no bairro Boqueirão, e em seguida conseguiu emprego na área.
A volta às salas de aula aconteceu 35 anos depois de abandonar os estudos. A nova profissional procurou um dos cursos técnicos oferecidos gratuitamente pela Secretaria de Estado da Educação. Sandra cursou matérias técnicas integradas com as disciplinas do ensino médio.
O longo tempo fora de sala de aula foi um dos obstáculos que Sandra teve de superar para alcançar o sonho de voltar a estudar e concluir a sua formação. “No início foi complicado, todo mundo dizia que eu não tinha idade para voltar a estudar”, diz.
Nesse intervalo, Sandra trabalhou no ramo comercial e não estava feliz com a área. “Eu fiquei com muita vontade de concluir um curso técnico, que além de tudo tem uma remuneração muito boa”, diz.
A idade não foi obstáculo para arrumar estágio, tarefa que contou com o apoio dos filhos e dos professores. Hoje, Sandra coordena 18 operários diariamente. “Aqui todo mundo se respeita e eu acabo aprendendo cada dia um pouco mais com eles”, conta Sandra.
Documentos em mãos, Silmara Rozette, 26 anos, está pronta para assinar a carteira de trabalho e seguir carreira na área de edificações. Também aluna do CEEP de Curitiba, vai concluir o curso no final de junho, e será contratada pela empresa na qual está estagiando. “Estou um pouco ansiosa, pois falta apenas o certificado do curso para eu ser contratada definitivamente”, conta Silmara empolgada com o anúncio da contratação.
Silmara trabalhava em uma empresa de metalúrgica antes de começar o curso, foi avisada por um primo do curso oferecido pelo Governo do Estado. A paixão pela construção civil veio com o primeiro estágio. “Foi ali que eu realmente vi que era aquilo que eu queria. O próximo passo será cursar engenharia”, revela Silmara.
Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br
Fonte: GOVERNO DO ESTADO